Produção Médica

O Programa de Pesquisa do IOU tem por objetivo apoiar com infraestrutura e logística, todo o processo de planejamento, desenvolvimento e finalização dos projetos de pesquisas, de forma que possibilite publicações com altos índices qualitativos e quantitativos, com orientadores em todas as áreas da otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Em termos práticos, a ideia é promover a trajetória de desenvolvimento pessoal e profissional de forma inclusiva, com as melhores condições de trabalho e oportunidades, com a promoção, integração, capacitação e valorização do plano de carreira do pesquisador, pautado em desempenho profissional. Assim, forneceremos condições que favoreçam a dedicação exclusiva e integral do pesquisador ao IOU de forma inovadora e atualizada.

Pesquisa Clínica

Nossas pesquisas têm ênfase na atualização científica, robótica, biotecnologia, inteligência digital, geração e gestão de dados. Esse Programa de Pesquisa Clínica propõe autossustentabilidade e desenvolvimento integrado ao polo de alta tecnologia da Unicamp. A prática consiste na secretaria, gestão e desenvolvimento de pesquisa, com apoio estatístico e tradução, de maneira que seja atrativo ao pesquisador.

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos CIOMS) e brasileiras (Resolução CNS nº 466/12 e complementares), diretrizes estas que ressaltam a necessidade de revisão ética das pesquisas envolvendo seres humanos ou animais, a fim de salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar dos participantes da pesquisa.

O CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

DOE AGORA