Residência Médica

O Programa de Residência Médica, com ênfase em atividades teóricas e práticas, tem como objetivo formar o médico otorrinolaringologista com exposição ampla às subáreas da especialidade e oferecer condições técnicas e instrumentais para o diagnóstico e tratamentos clínicos e cirúrgicos das afecções mais frequentes da otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. A atuação clínica e cirúrgica dos residentes tem extensão extramuros supervisionada, também, no Hospital Estadual de Sumaré, AME de Santa Bárbara D’Oeste, Hospital Regional de Piracicaba e Hospital Regional de Divinolândia. O programa estimula a avaliação crítica de artigos científicos e o intercâmbio internacional que habitualmente devem ocorrer no último ano de residência. O programa estimula ainda seus alunos a participarem de projetos de pesquisa e a se inserirem nos programas de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, durante a residência médica, com a obtenção de título de mestre ou doutor ao término deste programa, com duração de três anos.

Graduação

Curso de Medicina: visa expor o aluno às afecções otorrinolaringológicas essenciais para a prática diária do médico generalista com enfoque na anamnese e exame físico para o diagnóstico destas afecções e identificação das necessidades de encaminhamento ao especialista.

Curso de Fonoaudiologia: também expõe o aluno às afecções otorrinolaringológicas, familiarizando o futuro profissional com as práticas assistenciais nas diversas subáreas que a especialidade de otorrinolaringologia atua. Visa mostrar de forma clara e ampla a proximidade que essas duas profissões têm.

Cursos de Extensão
(Programas de Treinamento em Serviço e/ou Aperfeiçoamento – Fellows)

Tem como objetivo aprofundar o conhecimento do profissional de Saúde (médico ou não, a depender do programa) em áreas específicas de atuação da otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Visa o treinamento e aperfeiçoamento de médicos otorrinolaringologistas e outros profissionais de saúde no atendimento a crianças e adultos com afecções agudas ou crônicas que exijam atuação multiprofissional e/ou procedimentos cirúrgicos na área, de forma aprofundada e específica, dentro dos saberes da especialidade. Programas oferecidos atualmente:

  • Aperfeiçoamento em Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • Aperfeiçoamento em Cirurgia Plástica/Estética Facial
  • Aperfeiçoamento em Laringologia
  • Aperfeiçoamento em Otologia
  • Aperfeiçoamento em Otoneurologia
  • Aperfeiçoamento em Otorrinolaringologia Pediátrica
  • Aperfeiçoamento em Rinologia

Estágio

De caráter prático ou teórico-prático, o Programa de Estágio e Treinamento para profissionais de Saúde oferece atividades com o propósito de conferir, reciclar ou complementar conhecimentos em áreas específicas. O objetivo final é disponibilizar à sociedade atualização em áreas da otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço, a fim de promover o desenvolvimento técnico científico do indivíduo e da coletividade na área específica de atuação da especialidade. A duração dos estágios varia de acordo com a área de treinamento.

Visita Técnica

Como realizar Visita Técnica no IOU:
1- Você, profissional ou estudante em curso de especialização na área da Saúde e fornecedores que deseja realizar uma visita técnica no IOU, veja as orientações:
2 -As visitas podem ser individuais ou em grupo de no máximo 5 pessoas;
Durante a estadia, os visitantes devem respeitar o silêncio, as normas internas e os regulamentos de segurança do Instituto. Os visitantes devem ainda se comprometer a respeitar normas de zelo e sigilo;
3 – As visitas são agendadas através do e-mail faleconosco@instituto-iou.com.br, com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência da data desejada;
4 – Número máximo de 5 (cinco) pessoas por visita (em caso de grupos maiores, analisaremos de forma específica).

DOE AGORA