Residência Médica
O Programa de Residência Médica, com ênfase em atividades teóricas e práticas, tem como objetivo formar o médico otorrinolaringologista com exposição ampla às subáreas da especialidade e oferecer condições técnicas e instrumentais para o diagnóstico e tratamentos clínicos e cirúrgicos das afecções mais frequentes da otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. A atuação clínica e cirúrgica dos residentes tem extensão extramuros supervisionada, também, no Hospital Estadual de Sumaré, AME de Santa Bárbara D’Oeste, Hospital Regional de Piracicaba e Hospital Regional de Divinolândia. O programa estimula a avaliação crítica de artigos científicos e o intercâmbio internacional que habitualmente devem ocorrer no último ano de residência. O programa estimula ainda seus alunos a participarem de projetos de pesquisa e a se inserirem nos programas de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, durante a residência médica, com a obtenção de título de mestre ou doutor ao término deste programa, com duração de três anos.
Graduação
Curso de Medicina: visa expor o aluno às afecções otorrinolaringológicas essenciais para a prática diária do médico generalista com enfoque na anamnese e exame físico para o diagnóstico destas afecções e identificação das necessidades de encaminhamento ao especialista.
Curso de Fonoaudiologia: também expõe o aluno às afecções otorrinolaringológicas, familiarizando o futuro profissional com as práticas assistenciais nas diversas subáreas que a especialidade de otorrinolaringologia atua. Visa mostrar de forma clara e ampla a proximidade que essas duas profissões têm.
Cursos de Extensão
(Programas de Treinamento em Serviço e/ou Aperfeiçoamento – Fellows)
Tem como objetivo aprofundar o conhecimento do profissional de Saúde (médico ou não, a depender do programa) em áreas específicas de atuação da otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Visa o treinamento e aperfeiçoamento de médicos otorrinolaringologistas e outros profissionais de saúde no atendimento a crianças e adultos com afecções agudas ou crônicas que exijam atuação multiprofissional e/ou procedimentos cirúrgicos na área, de forma aprofundada e específica, dentro dos saberes da especialidade. Programas oferecidos atualmente:
- Aperfeiçoamento em Cirurgia de Cabeça e Pescoço
- Aperfeiçoamento em Cirurgia Plástica/Estética Facial
- Aperfeiçoamento em Laringologia
- Aperfeiçoamento em Otologia
- Aperfeiçoamento em Otoneurologia
- Aperfeiçoamento em Otorrinolaringologia Pediátrica
- Aperfeiçoamento em Rinologia
Estágio
De caráter prático ou teórico-prático, o Programa de Estágio e Treinamento para profissionais de Saúde oferece atividades com o propósito de conferir, reciclar ou complementar conhecimentos em áreas específicas. O objetivo final é disponibilizar à sociedade atualização em áreas da otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço, a fim de promover o desenvolvimento técnico científico do indivíduo e da coletividade na área específica de atuação da especialidade. A duração dos estágios varia de acordo com a área de treinamento.
Visita Técnica
Como realizar Visita Técnica no IOU:
1- Você, profissional ou estudante em curso de especialização na área da Saúde e fornecedores que deseja realizar uma visita técnica no IOU, veja as orientações:
2 -As visitas podem ser individuais ou em grupo de no máximo 5 pessoas;
Durante a estadia, os visitantes devem respeitar o silêncio, as normas internas e os regulamentos de segurança do Instituto. Os visitantes devem ainda se comprometer a respeitar normas de zelo e sigilo;
3 – As visitas são agendadas através do e-mail faleconosco@instituto-iou.com.br, com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência da data desejada;
4 – Número máximo de 5 (cinco) pessoas por visita (em caso de grupos maiores, analisaremos de forma específica).
Produção Médica
O Programa de Pesquisa do IOU tem por objetivo apoiar com infraestrutura e logística, todo o processo de planejamento, desenvolvimento e finalização dos projetos de pesquisas, de forma que possibilite publicações com altos índices qualitativos e quantitativos, com orientadores em todas as áreas da otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Em termos práticos, a ideia é promover a trajetória de desenvolvimento pessoal e profissional de forma inclusiva, com as melhores condições de trabalho e oportunidades, com a promoção, integração, capacitação e valorização do plano de carreira do pesquisador, pautado em desempenho profissional. Assim, forneceremos condições que favoreçam a dedicação exclusiva e integral do pesquisador ao IOU de forma inovadora e atualizada.
Pesquisa Clínica
Nossas pesquisas têm ênfase na atualização científica, robótica, biotecnologia, inteligência digital, geração e gestão de dados. Esse Programa de Pesquisa Clínica propõe autossustentabilidade e desenvolvimento integrado ao polo de alta tecnologia da Unicamp. A prática consiste na secretaria, gestão e desenvolvimento de pesquisa, com apoio estatístico e tradução, de maneira que seja atrativo ao pesquisador.
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos CIOMS) e brasileiras (Resolução CNS nº 466/12 e complementares), diretrizes estas que ressaltam a necessidade de revisão ética das pesquisas envolvendo seres humanos ou animais, a fim de salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar dos participantes da pesquisa.
O CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.